quarta-feira, 27 de julho de 2011

Declaração dos Direitos Humanos

     De acordo com as aulas de Sociologia, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948, em Paris. Ela define os direitos humanos básicos. Primeiramente foi esboçada por John Peters, no Canadá, mas também houve auxílio na sua composição de vários outros indivíduos espalhados pelo mundo. Uns dos mais importantes são:  Rene Cassin (França), P. C. Chang (China),Charles Malik (Líbano) e Eleanor Roosevelt (Estados Unidos).


A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

Cquote1.svgTodos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.Cquote2.svg
Artigo 1º



      Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU, de força legal, o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por acadêmicos, advogados e cortes constitutionais. Especialistas em direito internacional discutem com freqüência quais de seus artigos representam o direito internacional usual.


      Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas (337 em 2008). Em Maio de 2009, o site oficial da Declaração Universal dos Direitos Humanos dava conta da existência de 360 traduções disponíveis.
      E, por fim, uma pintura mural em Saint-Josse-ten-Noode, na Bélgica, que diz o seguinte: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.” 
Essa frase resume os artigos 18 e 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Um beijo,

Yasmin Cardim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário