sábado, 20 de novembro de 2010

Organização social

A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado, e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.
Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciência social para a manutenção da ordem, pois a existência social é que determina a consciência. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver. Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. Os homens são diferenciados em classes sociais. Aqueles homens que detêm a posse dos meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não possuem esses meios, sendo que os últimos vendem a força de trabalho para conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagônicas. Essa é a concepção marxista de classe social.


Lorena Castro

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estratificação, mobilidade social e desigualdade.

Os principais tipos de estratificação são:
- Econômica;
- Política;
- Profissional

O status de cada indivíduo é determinado por suas condições econômicas, e, nos dias capitalistas de hoje, é o que define a sociedade. Com isso, todo esse contexto traz a relação das classes, estamentos e castas com a desigualdade que sempre ocorreu, até mesmo na nossa atualidade avançada.
É perceptível que os recursos econômicos são utilizados para termos um bom aspecto social, e, com isso, muitos não possuem capacidade para subir no ‘’elevador da mobilidade social’’. Na maioria das vezes, além da falta de capacitação, o que os torna incapacitados de uma elevação de classe são as próprias origens.
Atualmente há classes e castas. Os estamentos foram utilizados no passado. As classes dividem-se em:

# A = RICOS;
# B = CLASSE MÉDIA ALTA;
# C = CLASSE MÉDIA;
# D = CLASSE MÉDIA ASSALARIADA;
# - = POBRES;
# - = MISERÁVEIS.

Já as castas, dividem-se em:
# BRAHMANES = CABEÇA
# SUDAS = TRONCO
# XÁTRIAS = MEMBROS SUPERIORES
# VAIXAS = MEMBROS INFERIORES
# PARIAS OU DHÁLITS = POEIRA DO PÉ


A mobilidade social pode ser horizontal ou vertical. Na vertical pode ocorrer a ascensão (subida) ou descendente (queda). Vale ressaltar que não pode subir no sistema de castas. Já na horizontal, há a mudança de posição e a mudança de ideologia. Exemplo: Sou uma estudante cursando o 3º ano do Ensino Médio, passei na Faculdade e vou cursar na mesma. De início, acho uma vaga de emprego para estágio. Mudança: estudante – estagiária = MOBILIDADE HORIZONTAL, pois continuo na mesma camada.

Enfim, há facilidades, oportunidades e restrições na população capitalista, logo, ocorre uma divisão de classes. Nessa luta de classes há a Burguesia e o Proletariado, cada uma com suas características sociais, econômicas, políticas e culturais.

Um beijo, Yasmin Cardim.